Páginas

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Cristão ou Tristão?

CRISTÃO OU TRISTÃO?

Às vezes tenho a impressão de que algumas pessoas confundem CRISTÃO com TRISTÃO. Não que tenham de fato trocado o C pelo T em algum cartaz ou folheto (embora alguns destes sejam bem capazes de fazer isso), mas é o que deduzimos pela forma que louvam a Deus.

Aliás, não sei se pra essas pessoas LOUVOR é a palavra certa. Deus, criador de todos os sons, chega a entediar-se com a forma que alguns louvam. Até o hino “SEMPRE ALEGRE” (219 do Hinário Adventista) nos faz sempre tristes. Quando cantam PORQUE ELE VIVE (70 do Hinário), todos morrem! Não que esses hinos não sejam lindos em melodia e letra, mas porque é que precisam ser cantados de forma triste e melancólica? A impressão que dá algumas vezes é que estamos há 2 mil anos velando alguém que não está mais morto. A igreja não pode ser um velório, e sim jubilo e glórias! Temos razões de sobra para nos alegrarmos! Tudo não passa de mentiras diabólicas que tentarei resumir nas linhas a seguir:

Mentira nº 1: É chato ser Cristão!

Hoje em dia, todos pensam que é chato ser cristão. Satanás quer mostrar ao mundo que o jovem cristão não pode fazer nada divertido. Resultado: O estereótipo é de que até a família Restart é menos chorona mais legal que a família cristã.

No Éden, a serpente induziu a mulher a pensar que Deus a proibiu de tudo. Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o SENHOR Deus tinha feito, disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? (GEN 3:01) É o que o ENCARDIDO nos diz hoje: “Não podeis fazer nada de divertido no mundo? Deus proibiu o Cristão de se divertir? Que Deus cruel!”. O pior é que alguns pseudo cristãos reforçam a mentira de satanás, condenando o jovem que ouse se divertir!

Bem sabemos que isso não é verdade. É fato que algumas diversões não são feitas para nós, mas isso não nos impede de se divertir! É possível ser cristão e se divertir ao mesmo tempo! Não vamos tontear de tanto beber, mas vamos deitar de cansados depois de correr atrás de uma bola. Óbvio que não vamos dançar numa balada cheia de luzes, mas podemos louvar entre amigos, comer (particularmente eu gosto muito dessa parte) e rir dos problemas da vida. A verdade é que há muito no que se divertir para o jovem cristão.

Mentira nº 2: Humor é pecado, pois Deus não tem senso de humor!

Riu na casa do senhor? PECADO MORTAL! Cantou uma música alegre? CORTEM-LHES A LÍNGUA! Se deixassem as pessoas que pensam assim escreverem os mandamentos, acrescentariam o 11º: Viva entediado!

Me deparei essa semana com uma dançarina senhora que pensa que rir na igreja é pecado! Bom, para desmistificar o que disse essa moça, vamos por partes:

1) Rir é terapêutico! Isso mesmo! Rir faz bem. Se não é o melhor remédio, como dizem, sem dúvida é um dos melhores!

2) Rir auxilia no aprendizado! Pesquisas mostram que professores que fazem rir tem 50% de melhores resultados que professores sérios e burocráticos!

3) Rir ajuda a amar! Ao sorrir, o relacionamento consigo próprio e com o próximo melhora!

Prefiro mil vezes um jovem rindo dentro da igreja do que chorando na sarjeta! Aliás, se Deus não tivesse senso de humor, não teria criado o Chipanzé, o Ornitorrinco e o Ivo (quem conhece sabe o que to dizendo. Tenho pena dos que confundem reverência com tristeza.

É verdade que o humor que conhecemos é baseado na dor e nos problemas. Toda piada se criou por causa de uma situação triste. Sim, eu acho isso divino! Assim como a dor, o humor foi dado por Deus, para que pudéssemos resistir à um mundo tão triste como o que vivemos.

Mentira nº 3: Transformaram a casa de Deus num show, e isso é errado!

A mesma senhora que disse ser pecado rir na casa de Deus, disse que os cultos a Deus viraram shows hoje em dia. Bom, talvez ela não tenha gostado muito de nossas programações, até porque foi um show pra Deus, e não um show do Jerry Adriany.

Se analisarmos a palavra “show”, veremos que é o termo popular usado para espetáculo. Que bom que estamos fazendo espetáculos a Deus, porque Ele merece o melhor! Quando o jovem deixa de fazer outras coisas, para organizar um culto a Deus, não está fazendo isso para se engrandecer, mas para dar o louvor merecido ao Senhor.

Causamos polêmica? Que bom, Jesus também causou! A verdade é que se quisermos resultados diferentes, temos que fazer coisas diferentes. Entendem isso como show? Não tem problema, se depois do “show” houverem batismos e entregas, cumprimos com nosso objetivo.

Pra finalizar, uma mensagem. Não é no marasmo que honramos a Deus. Pra que melancolia?! O mundo tem motivos para ser melancólico. Eles viverão mais 40, 50 ou 60 anos, mas não vêem esperança depois disso. Apesar disso, se divertem e vivem felizes. Somos cristãos e temos uma esperança. Jesus voltará, buscará os justos e viveremos para sempre. Não é motivo pra fazer festa? Antes de entristecer-se, lembre-se dessa esperança, e abra um sorriso. Afinal, é por isso que o viver do bom cristão deve ser sempre alegre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário